quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Em boa companhia

O Governo quer criar em Lisboa e no Porto e seus acessos, faixas de tráfego para os automóveis com mais que um ocupante. Ou seja, pretende-se aplicar uma solução que dá bons resultados nos Estados Unidos, país que tem muitas cidades com vias de tráfego reduzidas e ruas estreitinhas. Em face desta ideia peregrina, o Chocrático pôs-se a pensar: em Lisboa - e já não falando na imensidão de ruas de sentido único - temos muitas vias com apenas uma faixa para cada sentido, algumas com duas faixas e muito poucas com três faixas para cada sentido do tráfego. Ora se já existe uma faixa reservada para o corredor BUS (também é utilizada por muita gente que não sabe ler) e outra faixa reservada para os cavalheiros e cavalheiras que estacionam em 2ª fila, se agora passa a haver uma faixa reservada para quem “utiliza melhor o automóvel”, parece que ao condutor que se aventure a andar sozinho no seu carrito resta apenas circular pelos passeios, em alegre convivência com os peões, o que até não seria muito mau não se desse o caso desses mesmos passeios também servirem de estacionamento.
Com tantas dificuldades, só os corajosos se irão aventurar a vir de carro sozinhos para Lisboa, mas era por já esperar uma coisa destas que o Chocrático, em tempos, tinha comprado umas bonecas insufláveis – uma delas até parece mesmo a Pamela Anderson a fazer boquinha – que, agora, vão começar a andar com ele no carro. Mas vestidas com alguma roupinha, claro…


PS: é precisamente para utilizar melhor o automóvel que, a partir de agora, quando Zé Chócrates e seus ministros, secretários de estado, assessores e a pandilha do costume for a uma inauguração, vão todos no mesmo autocarro, em vez de ir cada um no seu “popó”.

Sem comentários: